Nos últimos 2 anos mantive um blog junto com a minha irmã. Com ele, aprendi um pouco sobre como é ser um criador de conteúdo e trabalhei muito. Não foi fácil, mas foi o projeto paralelo mais legal que já participei na minha vida. Baseada nessa experiência, hoje eu recomendo à todos que tenham seus próprios projetos. E explicarei o porquê a seguir.
OBS.: Nesse texto, a expressão projeto paralelo se refere a toda atividade que você desenvolve e pela qual é responsável, mas que não está necessariamente relacionada a sua formação acadêmica ou atuação profissional.
1- Você vai aprender muito
Manter um projeto paralelo vai te incentivar a estudar muito o conteúdo com qual você irá trabalhar. Com o blog anterior, por exemplo, aprendi a me comunicar com uma linguagem mais acessível, a trabalhar um pouco de SEO, a formatar blogs e entender um pouco desse universo do marketing e da publicidade. E eu não tinha nenhum conhecimento prévio sobre esses assuntos, tive que correr atrás mesmo.
Leia também: Minhas leituras preferidas de 2019 (até agora)
2- Você vai sair da sua zona de conforto
Ter contato com outras áreas de conhecimento me tirou totalmente da minha zona de conforto. Falo isso porque passei os últimos anos imersa no mundo acadêmico, em função da graduação e do mestrado. Então ter contato com o mundo dos blogs me abriu as portas de um universo desconhecido. E a palavra é universo mesmo, porque é assim que defino a internet, como um universo de informações e possibilidades. Ou seja, foi extremamente enriquecedor desenvolver um projeto aqui!
3- Você pode transformar um hobbie numa fonte de renda
No meu projeto paralelo anterior, consegui gerar mais R$400 via Google Adsense. Sei que também é possível monetizar meu trabalho através de marketing de afiliados e criação de produtos. Porém, confesso que ainda preciso estudar mais esses assuntos, porque não é tão simples quanto parece. O importante é saber que é possível ganhar dinheiro com um projeto na internet, ou produzindo doces para vender no trabalho, ou dando aula de inglês nos fins de semana etc.
Leia também: Se prepare para o último semestre do ano
E o melhor de tudo: ter um projeto paralelo rentável pode te ajudar muito nos momentos de crise. Quem acompanha canais de finanças, como O Primo Rico, já deve ter visto como é importante ter diferentes fontes de renda. Assim, se uma delas acabar, você ainda terá como se sustentar ou segurar as pontas por um tempo.
4- Vai te fazer bem ter um projeto só seu
Por fim, não poderia deixar de fora essa sensação maravilhosa que é olhar para uma criação sua e saber que é um fruto do seu trabalho. E não estamos falando de um trabalho qualquer. Estamos falando de um trabalho que você decidiu desenvolver por vontade própria, de modo que ele carrega algo que você gosta e acredita.
Por todos esses motivos, recomendo fortemente que você desenvolva o seu próprio projeto paralelo. Você não vai se arrepender.