Admito que esse livro me surpreendeu muito – e da melhor forma. “A pequena livraria dos sonhos”, da escritora Jenny Colgan, é uma livro romântico, leve e que te lembra sobre a importância de lutar pelos seus sonhos.
Por isso, essa era foi exatamente o tipo de leitura que eu precisava ler agora. (Até deixei de lado minha lista de livros para 2021 momentaneamente para me dedicar à esse livro rsrs).
A história da Nina, principal personagem da história, é doce na medida certa. Tem seus clichês e um final um pouco previsível, mas também tem algumas reviravoltas que me surpreenderam positivamente.
A história (bem resumida) de “A pequena livraria dos sonhos” é o seguinte…
Aos 29 anos, Nina trabalhava como bibliotecária numa livraria em Londres, que está prestes a passar por um processo radical de modernização.
Mas ela não se encaixa nesse novo modelo de negócio. Por isso, após alguns eventos complicados, ela decide largar tudo e se jogar num desafio totalmente diferente – criar e administrar um livraria sobre quatro rodas.
E o que deveria ser um simples negócio provocou uma mudança gigante em sua vida.
Como não pode instalar sua Van com a livraria em Londres, precisou procurar outro lugar para vender seus livros. E foi por isso que ela resolveu ir para a Escócia.
A princípio, a pequena cidade de Kirringfief, com sua comunidade pacata e agrícola, parece estranha e encantadora ao mesmo tempo.
Mas a medida que conhecia as pessoas e se acostumava com o lugar, Nina encontrou uma comunidade que a acolheu, pode exercer a profissão que sempre sonhou, deixou suas inseguranças para trás e ainda encontrou a felicidade do amor.
Vale a pena ler este livro!
Para mim, essa leitura foi uma experiência deliciosa! A história é envolvente, diferente e traz uma protagonista que evolui ao longo da história.
Além disso, Nina não é aquelas mulheres bobinhas e – para mim – previsíveis que são retratadas em muitos romances leves. A Nina pode ser real e foi exatamente por isso que ela me conquistou.
Depois dessa leitura, fiquei até com vontade de ler outros livros da Jenny Colgan e de conhecer a Escócia, é claro.
Por isso, se você gosta de um romance leve, inspirador e cheio de referências a livros, recomendo demais essa leitura. 📚
Imagem de capa: Foto/reprodução Fashion Press