Você também fica se perguntando qual é o sabor de uma receita ou prato mencionado no decorrer de alguma leitura? Para mim, algumas descrições são tão boas, que tenho vontade de entrar na história e experimentar toda a comida!
Felizmente, pelo visto, não sou a única que pensa assim. 🙂
Afinal, existem vários livros de receitas inspirados em livros famosos por aí. Isso com certeza é um sinal de que outras pessoas também se interessam pelo mundo gastronômico por trás da literatura.
Pensando nisso, resolvi dividir com você uma lista de livros que se encaixam nessa categoria e que vão te ajudar a experimentar os pratos dos seus personagens e autores preferidos!
P.S. Essa lista também serve de inspiração para presentear amigos e familiares que amam livros e gastronomia. Então, aproveite!
Vem ver essa lista comigo:
1- Capitu vem para o jantar
Minha primeira indicação é uma publicação que despertou a minha curiosidade sobre livros de receita inspirados em livros famosos.
Em Capitu vem para jantar (Editora Verus, 216 páginas), a jornalista Denise Godinho compartilha várias receitas mencionadas em grandes obras da literatura.
Aliás, o nome “Capitu” não é por acaso. Foi justamente a passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis, no qual Bentinho oferece uma cocada à Capitu, que inspirou Denise a aprender a cozinhar.
E como uma boa amante da leitura, é claro que a jornalista não só explica receitas, mas também compartilha curiosidades sobre os autores mencionados no livro, tornando os pratos ainda mais interessantes.
2- A cozinha encantada dos contos de fadas
Se você faz parte desse time que cresceu encantada com as histórias e comidas mencionadas em contos de fadas, então esse livro é para você!
Em “A cozinha encantada dos contos de fadas” (Editora Companhia das letrinhas, 88 páginas), você encontra receitas simples e fáceis que aparecem em histórias como Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho.
Além das receitas, o livro traz um breve resumo dessas histórias, além de ilustrações lindas para te ajudar a lembrar do enredo de cada conto de fada mencionado.
É tudo bem delicado e fácil de entender. Por isso, originalmente, esse livro é indicado para crianças de 6 a 8 anos.
Tenho essa idade? É claro que não! Mas isso não me impede de aproveitar as suas receitas, ainda mais eu, que amo contos de fadas!
Aliás, essa é uma boa opção de presente para crianças ou para criar memórias especiais fazendo as receitas desse livro com seu filho ou sobrinho, por exemplo.
3- Anne de Green Gables – O Livro Oficial de Receitas
Eu sou apaixonada pela série Anne de Green Gables! Para mim, a história de Anne, a forma como ela pensa e se comunica, seus posicionamentos, enfim, tudo o que ela faz é inspirador.
Fiquei ainda mais feliz quando descobri que a série é baseada numa coleção de livros, que acompanha a vida da personagem até a fase adulta.
Se assim como eu, você também da série ou dos livros da Anne, já deve ter percebido que cozinhar e compartilhar comida com amigos e familiares são bem comuns na história.
Pensando nisso, a própria neta da Lucy Maud Montgomery, autora de Anne de Green Gables, compartilhou as receitas baseadas nessa história num livro lindíssimo, repleto de ilustrações, fotos e frases especiais!
E tudo isso é apresentado num edição capa dura, construída com aquela delicadeza que caracteriza a série. Eu amei!
Leia também: Livros infantis: 10 obras que todo adulto deveria ler
4- A comida baiana de Jorge Amado
Para falar de Jorge Amado, a gente precisa falar da Bahia! O autor baiano, famoso por obras como Capitães da Areia (Editora Companhia das Letras, 283 páginas) e Dona Flor e seus Dois Maridos (Editora Companhia das Letras, 488 páginas) sempre adiciona elementos da cultura baiana em suas histórias.
E é claro que os pratos típicos do estado, muito apreciados pelo autor, também são lembrados nas suas obras.
Em homenagem ao escritor, Paloma Jorge Amado, filha do autor baiano, reuniu as receitas de vários pratos mencionados nas obras de seu pai no livro “A comida baiana de Jorge Amado” (Editora Panelinha, 312 páginas).
Além das receitas deliciosas, o leitor ainda faz uma viagem ao passado e relembra fotos, citações e costumes dos livros do famoso autor baiano.
Nem preciso dizer que esse também é uma excelente opção de presente, né?
5- O Livro de Receitas de Harry Potter
Tem algum fã de Harry Potter por aí? Eu também sou fã dessa saga! Cresci assistindo aos filmes e lendo todas os livros sobre o bruxo mais famoso do mundo!
Se, assim como eu, você também acompanhou essa história, então já deve ter ficado curiosa com os inúmeros pratos e receitas mencionados nos livros ou mostrados nos filmes.
Uma das receitas mais famosas do mundo Harry Potter, por exemplo, é a tal da cerveja amanteigada. Quem é fã dessa história, com certeza já sonhou em experimentar essa cerveja!
E essa é apenas uma das receitas apresentadas no “Livro de Receitas de Harry Potter” (Editora Belas Artes, 320 páginas).
Numa edição capa-dura e cheia de ilustrações e referências a saga, você encontra mais de 150 receitas para encantar crianças e adultos de todas as idades, especialmente os fãs do bruxo mais famoso de Hogwarts.
6- Banquete de gelo e fogo: O livro oficial de receitas de Game of Thrones
Acredito que faço parte do pequeno grupo de pessoas que não assistiu Game of Thrones (desculpa aí, pessoal). Até tentei, mas não deu certo para mim 🙁 Em compensação, li todos os livros da saga!
E um dos pontos que me chamou atenção nessa história foi a gastronomia. A menção de pratos e bebidas, especialmente de vinhos quentes, me deixava bem curiosa.
Embora não seja o foco da saga, quem leu os livros ou acompanhou a série, também deve ter notado como as comidas mencionadas ajudavam a criar o universo mágico e sombrio de Game of Thrones.
Por isso, quando fiquei sabendo da existência desse livro, fiquei super empolgada!
Em “Banquete de gelo e fogo: O livro oficial de receitas de Game of Thrones” (Editora Benvirá, 256 páginas), você encontra várias receitas mencionadas nessa saga, com passo a passo e ilustrações incríveis para te inspirar a cozinhar.
Como os pratos têm um estilo meio rústico e medieval, não se assuste com preparações que fogem um pouco do tradicional e que fazem referência a uma Europa que não existe mais.
7- Tea with Jane Austen
Cadê as fãs de Jane Austen? Se você também sonha em experimentar um pouco do estilo de vida que a escritora inglesa retrata em seus textos, então você precisa conhecer essa obra! Afinal, “Tea with Jane Austen” (Editora Ciro, 64 páginas) é o livro de receitas inspirados em livros como Orgulho e Preconceito, Emma e Mainsfield Park.
Nele, você encontra várias receitas de bolos, tortas, muffins, entre outros pratos perfeitos para acompanhar uma boa xícara de chá e um momento de leitura.
Todas elas são inspiradas no período de regência da Inglaterra, ou seja, no início do século XIX.
Isso significa que esse livro é recheado de receitas clássicas e delicadas, que podem ser feitas até mesmo por quem não tem muita habilidade na cozinha.
Para mim, os únicos pontos negativos desse livro são o tamanho (são apenas 64 páginas) e a tradução. No caso, a falta dela. É com muita dor no coração que te aviso que esse livro só está disponível em inglês.
Alô, editoras! Vamos traduzir?
Leia também: 8 livros de romance de época que você deveria ler!
8- Dinner with Mr. Darcy
Pen Vogler deve ser mesmo fã de Jane Austen! Além do livro anterior, a autora também escreveu “Dinner with Mr. Darcy” (Editora Cico, 160 páginas). E quem conhece os livros de Jane Austen, sabe que o Senhor Darcy é um dos personagens preferidos da leitura (quem nunca sonhou com um homem desse em sua vida, está sonhando errado).
Brincadeiras à parte, apesar do nome, esse livro não faz referência apenas a Orgulho e Preconceito. Na verdade, assim como em “Tea with Jane Austen”, Pen Vogler também se inspira em diversas obras e cartas da autora inglesa.
Mas, em vez de focar em receitas específicas para acompanhar a hora do chá, em “Dinner wtih Mr. Darcy”, você encontra todas as orientações para cozinhar pratos doces e salgados perfeitos para todas as refeições. E tudo isso numa edição capa dura e cheia de ilustrações, do jeito que a gente gosta.
Infelizmente, esse livro só está disponível em inglês. Apesar disso, ainda tenho esperança que ele seja traduzido algum dia.
E aí? Gostou das minhas indicações de livros de receitas inspirados em livros?
Se faltou algum título nessa lista, é só me falar 🙂