Resolvi sair da minha zona de conforto e ler “Oceano entre nós”, da autora Tahereh Mafi (Editora Universo dos Livros, 304 páginas).
Como assino o Kindle Unlimited, ela apareceu como sugestão de livro no meu app do Kindle. Sinceramente, não esperava muito dessa leitura, mas ela realmente me surpreendeu. Embora seja uma história de amor, o enredo te faz refletir sobre os impactos da intolerância religiosa na vida das pessoas.
Antes de compartilhar minha opinião sobre esta leitura, leia a sinopse desse livro.
Sinopse de “Oceano entre nós”
“Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América passam por um momento muito turbulento. Mais turbulento ainda para alguém como Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos que está cansada de ser estereotipada.
Shirin não se surpreende mais com as atitudes horríveis das pessoas. Está cansada dos olhares atravessados, dos comentários degradantes – até mesmo da violência física – que ela suporta como resultado de sua etnia, de sua religião e do véu que ela usa todos os dias. Para se proteger de tudo isso, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime dela o suficiente para machucá-la.
Mas tudo muda quando Ocean James surge em sua vida – a primeira pessoa que realmente demonstra querer conhecê-la de verdade. E isso a apavora, pois eles parecem vir de dois mundos irreconciliáveis. Shirin está com a guarda levantada há tanto tempo que não tem certeza se será capaz de baixá-la.“
Minha opinião sobre esta leitura
Oceano entre nós é uma história que mistura romance e realidade de um jeito que te faz refletir sobre que tipo de sociedade é essa que estamos vivendo.
Basicamente, é disso que essa leitura se trata.
Através da história fictícia da Shirin, uma adolescente muçulmana que vê sua vida virar de cabeça para baixo após os atentados de 11 de setembro, você vê pessoas reais.
Pessoas que enfrentam o preconceito religioso, o racismo e a crueldade humana pelo simples fato de professarem uma fé diferente.
Você vê como pessoas inocentes sofrem em função da ignorância e da intolerância, e como tudo isso é ainda mais difícil para as mulheres.
Todas essas questões são discutidas enquanto Shirin tenta lidar com a realidade do Ensino Médio, com os desafios de entender a si mesma e de encontrar o amor em alguém inesperado.
Embora não seja o melhor livro de romance que eu já li, só por me apresentar uma visão diferente da realizada, recomendo esta leitura.
Confira outras resenhas literárias do Projeto Overflow!
Um comentário sobre “Resenha: Oceano entre nós, Tahereh Mafi”