Eu sei que muita gente tem preconceito com livros do gênero auto-ajuda, mas eu confesso que gosto muito desse tipo de livro. A questão é não se deixar levar por livros que oferecem soluções simples e baratas, e focar em conteúdo que possa realmente te inspirar a melhorar.
Eu sei disso porque nos últimos dois anos eu li vários deles. Minha lista de leitura incluiu livros que me ajudaram a enxergar o trabalho e a produtividade de formas diferentes.
Como eu sei que muita gente também enfrenta dúvidas e problemas na vida profissional, resolvi compartilhar com você essa pequena lista de livros que me inspiraram nesse quesito. Espero que ela te ajude!
Leia também: O que é GTD? A arte de fazer acontecer #2 Cursos de escrita criativa para despertar o escritor que existe em você 3 contos de Liev Tolstói que você precisa conhecer
1- Pai rico, pai pobre
Esse foi o primeiro livro de auto-ajuda/ finanças que eu li. Eu sei que ele é bem conhecido entre a galera que discute investimentos, mas eu realmente acredito que ele precisa de um espaço nessa minha lista também.
Digo isso porque o Kiyosaki, autor do livro, também conta um pouco sobre sua trajetória profissional e familiar, que é bastante inspiradora no que se refere a escolhas, trabalho e mudança de mentalidade (eu ia dizer “Mindset”, mas esse termo já está muito manjado).
Não sei se você vai ficar rico depois de ler esse livro, mas com certeza você vai refletir melhor sobre suas escolhas profissionais e financeiras (que andam juntas, né? Afinal, nós também trabalhamos para ter acesso ao que o dinheiro pode nos proporcionar).
Por isso, deixo aqui essa recomendação.
2- A única coisa
Se você está procurando um livro que te ajude a ser mais produtivo, então você precisa ler A única coisa, dos autores Gary Keller e Jay Papasan.
De uma forma bem simples e prática, os autores te ajudam a enxergar os problemas por trás dessa mentalidade multitarefa, que está na moda e que é uma mentira, e te ajudam a entender a importância do foco.
Você vai começar a entender que fazer perguntas como “Qual a única coisa que preciso fazer hoje para concluir esse trabalho? Qual a tarefa mais importante do dia?” Você vai se questionar e focar o desenvolvimento desse trabalho.
Gosto muito desse livro porque traz uma perspectiva realista, e não robótica, da produtividade, e ainda te mostra que ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo ou sozinho.
Por isso eu digo que vale a pena ler esse livro.
3- O ponto de equilíbrio
E já que no item anterior citei um livro relacionado a produtividade, resolvi citar nesse tópico um livro que vai te fazer pensar sobre equilíbrio.
O ponto de equilíbrio, da autora Christine Carter, levanta discussões importantes sobre nossa busca/ luta por equilíbrio da nossa vida pessoal e profissional.
Questões relacionadas a família, produtividade, foco, esforço mínimo, hábitos e sobrecarga de trabalho, entre outros assuntos, são abordados pela autora.
Por isso, esse livro vai te levar a repensar suas atitudes e escolhas em busca do equilíbrio na sua própria vida.
4- Trabalhe 4 horas por semana
E agora entramos na categoria do trabalho. Começando com esse best-seller do Tim Ferris, o Trabalhe 4 horas por semana.
Apesar dessa frase sensacionalista na capa (Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico), não sei se você vai alcançar a riqueza apenas lendo esse livro.
Isso não é impossível, mas tenha em mente que e necessário construir uma estrutura para alcançar esse patamar. (O autor explica melhor sua trajetória no livro).
Porém, esse livro vai te introduzir num universo de possibilidades de trabalho e vai te apresentar truques e ferramentas para simplificar, organizar, terceirizar e tornar mais eficiente o desenvolvimento das suas atividades profissionais. Somente assim você consegue diminuir sua carga horária de trabalho.
Ele é fantástico! Algumas coisas eu nem sabia que existia na época que eu li, como a possibilidade de contratar secretárias virtuais. Para quem é autônomo/ empresário isso deve facilitar muito a vida.
Enfim, vale a pena ler esse livro.
5- Nasci para isso
Por fim, não posso deixar de recomendar o livro Nasci para isso, do Chris Guillebeau. Gosto tanto desse livro, que ele entrou na lista de melhores livros que eu li em 2019.
Diferentemente do livro anterior, voltado para o público empresarial, aqui o autor te ajuda a melhorar como profissional, seja você um funcionário ou um empresário. Cada capítulo foca em temas diferentes e traz exemplos inspiradores focados em determinado perfil profissional.
Esse livro foi o primeiro a me incentivar a abrir esse blog, já que ele também aborda a importância de desenvolver trabalhos paralelos.
Enfim, gosto muito desse livro e o recomendo se você está buscando um guia prática para melhorar sua vida profissional.
Conclusão
Em 2020 pretendo focar em livros de ficção (conheça meu Clube de Leitura), mas também pretendo ler livros considerados de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal que sejam menos óbvios. Isso significa que no próximo ano teremos uma nova lista de livros que, eu espero, também te ajudem na sua vida profissional.
Então, aguarde!
E se você conhece e recomenda outro livro que possa me ajudar o desenvolvimento da carreira das pessoas, fique a vontade para compartilhar essa obra comigo.
Transparência: Eu participo do programa de afiliados da Amazon. Por isso, ao adquirir qualquer livro utilizando o link disponível nessa postagem, você me ajuda a manter meu trabalho aqui na internet. Muito obrigada!
Olá! Concordo quando diz que existe preconceito em relação aos livros de auto-ajuda. Também enxergo neles bom conteúdo, independente de sua classificação.
Boas dicas de livros. E boa leitura.
Oi Sil! Sempre fico feliz quando encontro pessoas que também entendem que nem todo livro de auto-ajuda é ruim. Tem muita coisa boa de verdade entre eles! Obrigada por comentar!