35 frases de Irmãos Karamázov que você precisa conhecer

Depois de quase dois meses de leitura, finalmente terminei de ler o clássico Irmãos Karamazóv. E QUE LEITURA FOI ESSA, MEUS AMIGOS? Bem que disseram que esse livro é uma das obras-primas de Fiódor Dostoiésvki – e de toda a literatura russa!

Confesso que ainda não sei como processar essa leitura de quase 900 páginas. Não sei como transformar tudo isso numa resenha. Estou trabalhando nisso.

Por enquanto, minha única certeza é que preciso compartilhar as melhores frases de Irmãos Karamazóv. Mas quem define quais são as melhores frases de um clássico?

Eu não sei, mas posso dizer quais são as minhas frases preferidas de Irmãos Karamázov e espero que isso te convença a ler este clássico.

Por isso, transcrevi todas elas abaixo.

Vale lembrar que os trechos apresentados a seguir foram retirados da edição publicada pela Martin Claret, já que foi essa versão que eu li. Por isso, as páginas indicadas abaixo se referem a essa edição.

Boa leitura!

As melhores frases de Irmãos Karamázov

Melhores frases de Irmãos Karamázov

“Quase sempre, o original é o indivíduo que se situa à margem” (pág. 15)

“Para o realista, não é a fé que nasce do milagre: é o milagre que nasce da fé. Se o realista passa a ter fé, precisa, em virtude de seu realismo, admitir também o milagre.” (pág.39)

“Se chegasse à conclusão de que não há Deus nem imortalidade, viria a ser imediatamente ateu e socialista. (Pois o socialismo não vem a ser apenas a questão dos trabalhadores, ou do quarto estado, mas, sobretudo, a questão do ateísmo, de sua encarnação contemporânea; a questão da torre de Babel, que se constrói sem Deus, não para atingir os céus a partir da terra, mas para trazer os céus à terra).” (pág. 40)

“O que é um mestre? Mestre é quem absorve a tua alma e a tua vontade e transforma-as nas dele. Ao escolher um mestre, tu abdica as da própria vontade, cedendo-a a ele, em total obediência e resignação.” (pág. 41)

“Se o pecado, a mentira, a tentação fazem parte de nós, existe, entretanto, um ser santo e sublime em algum lugar do mundo. Ele possui a verdade, ele a conhece; então, um dia descerá até nós e reinará em toda a terra, como prometeu.” (pág. 44)

“Quem mente a si mesmo e ouve a própria mentira chega a não distinguir mais a verdade, nem em si, nem no mundo ao redor; então perde o respeito por si mesmo e pelos outros. A pessoa que não respeita ninguém deixa de amar e, para ter alguma ocupação e distração na ausência do amor, dedica-se às paixões e aos prazeres grosseiros; chega ao estágio animal em seus vícios, e tudo isso em virtude da mentira contínua a si mesmo e aos outros.” (pág. 58)

“Amo, ele me dizia, a humanidade; mas, para minha surpresa, quanto mais amo a humanidade em geral, menos amo as pessoas em particular, como indivíduos.” (pág. 73)

Quanto mais detesto as pessoas em particular, mais ardo de amor pela humanidade em geral.” (pág.73)

“Em vez de querer preservar a sociedade, cortando um membro gangrenado, não seria melhor visar francamente à regeneração e à salvação do culpado?” (pág. 79)

Se a igreja de Cristo não existisse, não haveria para o criminoso nem freio a seus crimes, nem verdadeiro castigo: não um castigo mecânico que, como o senhor acaba de dizer, apenas o irrita, mas um castigo real, o único eficaz, o único que aterroriza e apazigua: a confissão da própria consciência.” (pág.80)

Enviar aos trabalhos forçados, outrora agravados por punições corporais, não conserta ninguém e, o essencial, quase não amedronta criminoso algum; só faz aumentar o número de crimes, o senhor há de concordar. Assim, a sociedade de forma alguma é preservada, pois, embora o membro prejudicial seja cortado mecanicamente e enviado para longe, para além do alcance da vista, outro criminoso surge em seu lugar, talvez até mesmo dois.” (pág.80)

Leia também: Minhas frases preferidas de “Escritos da Casa Morta”, de Fiódor Dostoiévski

“Se você destruir no homem a fé em sua própria imortalidade, não apenas seu amor vai cessar, mas também até mesmo a sua força para continuar vivendo nesse mundo. Assim, não haverá nada de imortal; tudo será permitido, até mesmo a antropofagia.” (pág.85)

O que parece ser uma vergonha para a razão, é uma beleza para o coração. (…) O pior é que a beleza é não apenas algo terrível, mas também algo misterioso. É o diabo a lutar com Deus, e o campo de batalha é o coração humano.” (pág.130)

“Às vezes, comparam a crueldade dos homens com a das feras; isso é um insulto às feras. Os animais nunca chegam aos requintes do homem. O tigre mata a presa e a devora; isso é tudo. Ele jamais imaginaria que fosse possível deixar pessoas pregadas pelas orelhas a noite inteira, mesmo se o tigre tivesse uma imaginação muito rica.” (pág.265)

“Penso que, se o diabo não existe… se ele foi criado pelo homem… o homem fez o diabo à sua imagem e semelhança.” (pág.265)

“Para o homem, uma vez livre, não há preocupação mais constante, mais dolorosa, do que encontrar, com a maior rapidez, ‘a quem adorar'”. (pág.282)

Mas não sabias que, mal o homem recusasse o milagre, logo recusaria também a Deus, pois o homem busca mais os milagres do que a Deus. E, como o homem não pode passar sem milagres, ele vai inventar novas maravilhas, dessa vez maravilhas humanas, e se curvar aos milagres do charlatão, aos sortilégios da feiticeira, às magias dos rebeldes mil vezes hereges e sem Deus.” (pág.284)

“Tu (Jesus Cristo) não desceste da cruz quando Te disseram, caçoando e injuriando: ‘Desce agora da cruz, para que vejamos e creiamos’. Não desceste, pois não desejavas escravizar o homem como um milagre; querias uma fé livre, não os êxtases servis de um escravo ante o poder que o aterroriza.” (pág.284)

“Nós tomamos a espada de César e, tomando-a, nós Te abandonamos (Jesus Cristo) para segui-lo. Oh, ainda estão por vir séculos de zombaria do espírito livre, da ciência e da antropofagia, pois, começando a construir a torre de Babel sem nós, os humanos vão terminar pela antropofagia.” (pág.286)

“Nós tornaremos todos os homens felizes; as revoltas e os massacres, inseparáveis de Tua liberdade (Jesus Cristo), vão cessar. Oh, nós os convenceremos de que só serão livres se livrarem de sua própria liberdade, depositando-a em nossas mãos, submetendo-se a nós.” (pág.286)

“A independência, o livre-pensamento, a ciência, vão deixá-los perdidos em um labirinto imenso, em meio a prodígios tão grandes, a enigmas tão imensos que alguns, furiosos rebeldes, destruirão a si mesmos; outros, frágeis rebeldes, vão se exterminar uns aos outros, e os sobreviventes, frágeis e miseráveis, rastejarão aos nossos pés, clamando: ‘Sim, vocês tinham razão, só vocês sabem Seu segredo. Voltamos a vocês; por favor, salvem-nos de nós mesmos!'” (pág.286)

Cada um de nós é culpado por tudo, em relação a todos.” (pág.319)

“Meus queridos amigos, por que brigamos? Por que nos orgulhamos uns contra os outros? Por que não esquecemos as ofensas? Vamos, simplesmente, ao jardim, passear, brincar e nos divertir: amemo-nos, cumprimentemo-nos, abracemo-nos, abençoemos a vida.” (pág. 320)

Para mudar o mundo, é preciso que os homens mudem de vida. Enquanto cada um não for verdadeiramente o irmão do seu próximo, não haverá fraternidade.” (pág. 335)

” ‘Você tem necessidades, satisfaça-as, você tem os mesmos direitos que têm os grandes ricos. Então, não tema satisfazê-las, multiplique-as’ – eis o que agora ensinam. Assim eles concebem a liberdade. E o que resulta desse direito de à multiplicação das necessidades? Entre os ricos, a solidão e o suicídio espiritual; entre os pobres, a inveja e o assassinato, pois lhes conferiram direitos, mas ainda não lhes indicaram os meios de satisfazer as suas necessidades.” (pág.346)

Concebendo a liberdade como crescimento das necessidades e sua pronta satisfação, eles alteram sua própria natureza, pois dão origem a uma multidão de desejos insensatos, de hábitos e imaginações absurdas.” (pág. 346)

“Você é grande, rico, inteligente e cheio de talentos, tanto melhor, Deus o abençoe. Eu o respeito, mas sei que também sou um ser humano. É respeitando-o, sem invejá-lo, que manifesto, diante de você, a minha dignidade humana.” (pág. 349).

“Homem, não se julgue superior aos animais; eles são sem pecado, enquanto você, em sua grandeza, suja a terra com a sua aparição, deixando atrás de si rastros de corrupção, eis o destino de quase todos nós, ai! Amem particularmente as crianças, pois elas também são sem pecado, como os anjos, elas existem para tocar os nossos corações e purificá-los, são para nós como um sinal.” (pág. 353). “Não seja como todos os outros; mesmo se você vier a ser o único diferente, mesmo assim, não seja como todos os demais.” (pág.636)

“Lá também, na caverna, nas minas, debaixo da terra, é possível encontrar um coração humano ao lado de si, ao lado de um condenado, de um assassino, igual a nós, e ligar-se a ele, pois lá também é possível viver e amar e sofrer.” (pág. 680).

“Se expulsarem Deus da terra, nós O encontraremos, Deus subterrâneo, sob a terra! Se o grão morrer, produzirá muito fruto. O condenado não pode viver sem Deus, pode muito menos do que quem não for condenado.” (pág. 681).

A vida também existe no subterrâneo.” (pág. 681)

Leia também: Um homem doente em “Notas de Subsolo”

“Se Ele (Deus) não existisse, o homem seria o senhor da terra, da criação do mundo. Magnífico! Mas como o homem seria virtuoso sem Deus? Eis a questão.” (pág. 682)

“Antigamente, era usada uma coisinha ou outra, mas atualmente são mais usuais as torturas morais, ‘os remorsos da consciência’ e todas essas besteiras. Isso também foram vocês que inventaram, com ‘o abrandamento dos costumes’. E quem saiu ganhando? Só as pessoas sem escrúpulos, pois os que são os remorsos da consciência para as pessoas que não têm consciência? Mas as pessoas decentes, que tinham consciência e honra, foram condenadas ao sofrimento.” (pág. 744)

Falam-lhes muito de sua educação, mas uma bela lembrança sagrada, guarda desde a infância, talvez seja a melhor educação. Se nós levamos muitas dessas lembranças ao longo de toda a vida, estamos salvos para sempre. E, mesmo se uma só dessas lembranças permanece em nosso coração, um dia ela pode servir para nos salvar.” (págs. 907-908).

Gostou das frases de Irmãos Karamázov? Me conta qual foi a sua preferida!

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Aqui, compartilho um pouco desse universo!
Post criado 133

4 comentários em “35 frases de Irmãos Karamázov que você precisa conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner