Acredito que “A coragem de não agradar” é um dos livros de autoajuda que realmente merece a fama que tem.
Não falo isso por mal, mas há que se concordar que existem muitos livros que se encaixam nessa categoria, que são campeões de venda e que não entregam uma mensagem tão transformada ou valiosa quanto pregam.
E eu falo isso com propriedade, porque gosto muito de consumir livros de desenvolvimento pessoal e autoajuda. Por isso, sei que tem muita propaganda enganosa por aí…
Mas não é o caso desse livro.
Entenda do que se trata essa obra…
Escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, “A coragem de não agradar” utilizar um diálogo fictício para explicar ideias importantes do psicólogo Alfred Adler.
Como expliquei neste artigo de resenha, a psicologia adleriana é um contraponto à psicologia defendida por Sigmund Freud. Por isso, se você gosta de estudar temas ligados ao comportamento humano, só por esse motivo já vale a leitura do livro.
Mas não é só isso. Como você pode conferir nas citações abaixo, as ideias de Adler são expostas de forma que você consiga pegar esses ensinamentos e aplicar na sua vida. Ou seja, não é só mais um blá blá blá de autoajuda: é um texto que pode ser transformador mesmo.
Não é à toa que foi a minha psicóloga que indicou essa leitura.
Enfim, estou falando tudo isso porque, mais do que as frases, vale a pena ler “A Coragem de não agradar”.
15 frases inspiradoras do livro “A Coragem de não Agradar”
“Mas a religião perdeu o poder e agora não existe mais uma crença real em Deus. Como não temos mais nada em que confiar, estamos cheios de ansiedade e dúvidas. Cada um vive por si.”
“Nós não sofremos do choque de nossas experiências – chamado trauma -, mas o transformamos em algo que atende aos nossos propósitos. Não somos determinados por nossas experiências, mas o sentido que damos a elas é autodeterminante.”
“Somos nós que determinamos nossa vida de acordo com o sentido que damos às experiências passadas. Sua vida não é algo que alguém dá a você, mas algo que você próprio escolhe, e é você quem decide como viver.”
“Resumindo, as pessoas têm queixas e mais queixas, porém é mais fácil e mais seguro continuarem do jeito que estão. Mesmo que se sintam insatisfeitas.”
“Mas se você mudar seu estilo de vida – o modo de dar sentido ao mundo e à si mesmo -, tanto sua maneira de interagir com o mundo quanto o seu comportamento terão que mudar.”
” ‘O que aconteceu em sua vida até este ponto não tem importância e não deve afetá-la daqui para frente’. É você, vivendo aqui e agora, quem determina sua vida.”
“Mas lembre-se: é praticamente impossível não se magoar nos relacionamentos.”
“Adler diz: ‘Para se livrar dos problemas, tudo que se pode fazer é viver isolado no universo.”
“Quem tem autoconfiança não sente necessidade de se vangloriar; por outro lado, quem se vangloria tem um forte sentimento de inferioridade.”
“A razão pela qual tantas pessoas não se sentem felizes de verdade mesmo quando alcançam o sucesso aos olhos da sociedade é que estão vivendo em competição.”
“Quando for desafiado para uma briga e sentir que é uma luta pelo poder, saia do conflito o mais rápido possível.”
“Quando você se comporta de forma a agradar todo mundo, passa a viver sem liberdade, e isso é impossível. Exercer a liberdade nos relacionamentos interpessoais é desagradar algumas pessoas.”
“Pode haver alguma pessoa que não simpatize com você, mas isso não é tarefa sua.”
“A coragem de ser feliz também inclui a coragem de ser detestado e de agir sem se preocupar em satisfazer as expectativas dos outros. Quando você adquire essa coragem, seus relacionamentos ganham uma nova leveza.”
“Quando alguém é capaz de sentir que é benéfico para a comunidade, consegue ter uma sensação real de seu valor.”