Fazia muito tempo que o maravilhoso “O Jardim Secreto”, livro da escritora britânica Frances Hodgson Burnett, estava na minha lista de desejos de leitura.
Assisti vários vídeos de resenha desse livro e ainda li inúmeros comentários sobre a delicadeza dessa história e sobre as lições que podem ser tiradas dessa narrativa. E foi isso que me convenceu a ler.
Acho bom destacar esse ponto porque esse é um livro infanto-juvenil. Os protagonistas da história são Mary e Colin, crianças com apenas 10 anos de idade que são completamente mimadas e negligenciadas por todos. Mas o jardim secreto e suas conexões modificam tudo isso.
Esse livro conquistou meu coração!
Felizmente, após essa leitura, percebi que todos os comentários que eu já tinha visto sobre essa história estão corretos – realmente ela é maravilhosa!
Para você ter uma ideia, li o e-book gratuito que a Editora Penguin havia disponibilizado há algum tempo (aliás, sempre divulgo e-books e eventos gratuitos que encontro por aí lá no Instagram).
No entanto, gostei tanto da história que já estou pensando em adquirir o livro físico (penso em comprar a edição linda da Darkside). Afinal, esse é o tipo de obra que, pelo que eu vejo, será atemporal e ainda deve impactar várias gerações.
Enfim, agora que você já entendeu o que me levou a essa leitura, finalmente vou comentar sobre as citações. Diferentemente de outras obras a partir das quais já compartilhei as melhores citações por aqui, não consegui separar tantas frases impactantes do livro “O Jardim Secreto”.
Mas isso não significa que o livro seja ruim, ok? Acontece que, para mim, não são as citações isoladas, mas o contexto da obra e o conjunto de acontecimentos em si é que são marcantes nesse livro.
De qualquer forma, ainda consegui selecionar algumas frases que chamaram minha atenção e que resolvi compartilhar por aqui também.
Sem mais delongas, vamos às citações.
Melhores citações de “O Jardim Secreto”
“Uma das coisas novas que as pessoas começaram a descobrir no último século é que os pensamentos – nada mais que simples pensamentos – têm tanta força quanto baterias elétricas e podem ser tão nocivos quanto um veneno.”
“Enquanto permitiu que sua cabeça ficasse cheia de pensamentos desagradáveis sobre suas antipatias e opiniões mal-humoradas a respeito das pessoas e se manteve determinada a não gostar de nada nem a se interessar por nada, Mary foi sempre uma criança enfermiça, amarela, entediada e infeliz.”
“Coisas muito mais surpreendentes podem acontecer com qualquer pessoa que, quando um pensamento desagradável ou desalentador lhe vem à cabeça, simplesmente tem o bom senso de se lembrar de expulsá-lo, botando em seu lugar um pensamento agradável e obstinadamente corajoso. Duas coisas ocupar o mesmo lugar no espaço.”
“Onde se cultiva uma rosa, Não crescem cardos.”
“Mary achou curioso como uma pessoa ficava bem mais bonita quando sorria. Ela nunca tinha pensando nisso antes.”
4 comentários em “Minhas frases preferidas do livro “O Jardim Secreto””