Minhas frases preferidas do livro “A Revolução dos Bichos”

Como eu já imaginava, a leitura de “A Revolução dos Bichos” foi impactante, surpreendente e revoltante. Conhecer essa fábula baseada em fatos reais, mas com ensinamentos que perduram até hoje, é extraordinário.

Em primeiro lugar, é interessante (e estranho) pensar em tudo que George Orwell sofreu para publicar essa história. Os prefácios escrito pelo autor e disponíveis na edição publicada pela Companhia das Letras, revelam alguns desses momentos difíceis.

Além disso, como disse anteriormente, essa história é impactante porque nos lembram que todo regime totalitário, seja de esquerda ou direita, compartilham os mesmos elementos perturbadores: manipulação, chantagem, distorção dos fatos, aparelhamento das instituições, mentiras, perseguição e, nos casos mais extremos, assassinatos e destruição em massa.

O pior de tudo é ler “A Revolução dos Bichos” e perceber que, em vários momentos da história, a humanidade viu essa fábula se tornar realidade. A verdade é que nada garante que não vamos testemunhar esses tempos difíceis no futuro.

Diante de tudo isso, é claro que eu senti a necessidade de compartilhar minhas citações preferidas dessa obra por aqui.

Contudo, se você nunca leu ou não sabe nada dessa história, sugiro que veja minhas percepções dessa leitura – incluindo um pequeno resumo – neste post antes de ver as frases abaixo. Isso vai te ajudar a entender o contexto dessas citações.

11 Frases de “A Revolução dos Bichos”

“A organização e a direção desta granja dependem de nós. Dia e noite velamos pelo vosso bem-estar. É por vossa causa que bebemos aquele leite e comemos aquelas maçãs. Sabeis o que sucederia se os porcos falhassem em sua missão? Jones voltaria! Sim, Jones voltaria! Com toda a certeza, camaradas!”

“A lealdade e a obediência são mais importantes.”

“Disciplina, camaradas, disciplina férrea! Esse é o lema para os dias que correm. Um passo em falso, e o inimigo estará sobre nós. Por certo, camadas, não quereis Jones de volta, hein?”

Napoleão tem sempre razão.”

Vocês não seriam capazes de negar-nos o repouso, camaradas, seriam? Não desejariam nos ver tão cansados que não pudéssemos cumprir nossa missão, não é verdade? Será que alguém quer Jones de volta?”

“Havia chegado uma época em que ninguém ousava dizer o que pensava.”

“Tornara-se comum dar a Napoleão crédito por todos os êxitos e todos os golpes de sorte.”

“De certa maneira, era como se a granja tivesse ficado rica sem que nenhum animal houvesse enriquecido – exceto, é claro, os porcos e os cachorros.”

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.”

“Julgava poder afirmar que os animais inferiores da Granja dos Buchos trabalhavam mais e recebiam menos comida do que quaisquer outros animais do condado.”

As criaturas de foram olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Aqui, compartilho um pouco desse universo!
Post criado 133

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner