Investir em livros sobre inteligência emocional no trabalho pode ser o primeiro passo para te ajudar a vencer situações desconfortáveis e começar a crescer na carreira.
Lembra da época que você achava que só precisava de um diploma para trabalhar e se manter na empresa? Pois é, eu também tenho saudade dessa época.
Depois que nos tornamos adultos, percebemos que mais do que uma boa formação, é fundamental saber lidar com pessoas bem diferentes de você, trabalhar em grupo, gerenciar o estresse e muitas outras habilidades, além de, é claro, fazer o trabalho.
O problema é que você não aprende nenhuma dessas competências na faculdade. Afinal, o desenvolvimento da chamada inteligência emocional, determinante na aplicação dessas habilidades, depende de vários fatores, que nem sempre podem ser aprendidos em cursos.
Por isso, se você quer mesmo superar essas dificuldades, crescer na carreira e diminuir seu sofrimento durante a jornada de trabalho, você precisa buscar formas para desenvolver esse tipo de inteligência.
E uma dessas formas é através da leitura de obras especializadas neste assunto.
Pensando nisso, resolvi compartilhar uma lista com os melhores livros sobre inteligência emocional no trabalho. Quem sabe eles te ajudam a desenvolver essa qualidade?
Mas, antes de começar a lista, vamos relembrar o que é inteligência emocional?
Vem comigo!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional pode ser definida como “…a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.”
Esse conceito foi desenvolvido pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer (e não estou falando do cantar, ok?), que se tornaram referência no assunto, embora não sejam responsáveis por criar esse conceito.
Segundo Salovey e Mayer, para desenvolver a inteligência emocional, é necessário trabalhar as seguintes habilidades:
- Perceber, avaliar, e expressar emoções com precisão;
- Acessar ou gerar sentimentos que facilitam o pensamento;
- Entender emoções – as suas e as dos outros;
- Regular emoções, promovendo seu próprio crescimento emocional e intelectual.
Apesar disso, você certamente já ouviu falar sobre esse assunto por causa do trabalho de outro psicólogo, o americano Daniel Goleman.
Ele é autor do best-seller “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, publicado no Brasil pela Editora Objetiva.
Para Goleman, a inteligência emocional se refere à “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”
Para isso, Goleman acredita que o desenvolvimento desse tipo de inteligência depende de ação conjunto de outras 5 habilidades:
- Capacidade de reconhecer as próprias emoções;
- Controle emocional;
- Capacidade de regular e direcionar as emoções em benefício próprio, para atingir algum objetivo, por exemplo;
- Habilidade de reconhecer as emoções de outras pessoas;
- Capacidade de aplicar as habilidades anteriores para melhorar os relacionamentos interpessoais.
Em outras palavras, podemos dizer que quem desenvolve sua inteligência emocional é capaz de gerenciar melhor o estresse, entender e expressar melhor as suas emoções, ler o ambiente e melhorar seus relacionamentos.
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Qual a importância da inteligência emocional para o sucesso profissional?
Quem trabalha sabe como isso pode ser estressante! Às vezes, nem é o trabalho em si que te “tira do eixo” e mexe com suas emoções.
Muitas vezes, o estresse é gerado por conta da cobrança, da sobrecarga de atividades e outras de situações envolvendo colegas de trabalho, liderança e clientes. Junte tudo isso com os problemas que você tem em casa e a situação pode ser catastrófica!
Caso esse trabalhador não tenha inteligência emocional para lidar com tudo isso, além de queda na produtividade e comprometimento da qualidade de suas entregas, ele pode desenvolver até problemas de saúde.
Em casos graves, a pessoa pode desenvolver várias doenças associadas ao estresse no trabalho, como síndrome de Burnout, transtornos alimentares, depressão, insônia, doenças de pele, dores musculares, entre outros problemas.
Diante disso, não é melhor desenvolver habilidades que te ajudam a evitar ou amenizar todos esses problemas?
Por isso, a inteligência emocional no trabalho é tão necessária! As habilidades relacionadas a essa inteligência te ajudam a lidar melhor com suas próprias emoções e até com as emoções alheias mesmo em situações estressantes e sob pressão.
Lembrando que isso não significa que você precisa aceitar trabalhar numa empresa cujo ambiente e a cultura são nocivos à sua saúde mental ou emocional.
A inteligência emocional deve ser um recurso para te ajudar a melhorar o modo como você lida com as situações no trabalho e na vida.
Isso não significa ser tolerante com comportamentos e condutas desrespeitosos ou incoerentes com seus valores e limites, inclusive no ambiente de trabalho, ok?
E se você ainda tem dúvidas sobre a importância da inteligência emocional no sucesso profissional, sugiro que assista o vídeo abaixo.
Como começar a estudar sobre inteligência emocional?
Estudar inteligência emocional é o primeiro passo para desenvolvê-la. Para isso, o ideal é não restringir seus estudos apenas a livros sobre inteligência emocional no trabalho ou na vida pessoal. Mais do que leituras, os especialistas recomendam atividades práticas.
Manter um diário relatando situações e emoções sentidas no seu dia a dia, por exemplo, te ajuda a se conhecer melhor e a refletir sobre suas experiências e reações.
Na prática, o diário é uma ferramenta eficaz para te ajudar a melhorar a organização de pensamentos e avaliar os acontecimentos da sua vida com mais calma.
Assim, você tem um outro olhar sobre suas experiências e pode utilizar suas reflexões para orientar decisões, comportamentos e falas em outras situações.
Por fim, não poderia deixar de fora a famosa terapia, né? Apesar de livros e diários te ajudarem a entender o conceito e os pilares da inteligência emocional, a forma mais rápida e eficiente para desenvolver essa inteligência é contar com a orientação de um psicólogo.
Esse profissional vai te ajudar a identificar suas falhas e encontrar as melhores estratégias para se tornar emocionalmente mais forte. E tudo isso considerando sua história de vida, personalidade e objetivos pessoais ou profissionais.
Então, não se esqueça: apesar dos livros sobre inteligência emocional no trabalho e diários fornecerem insights importantes para fortalecer seu lado emocional, o acompanhamento psicológico continua sendo a forma mais efetiva para desenvolver essa habilidade, ok?
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Quais os melhores livros sobre inteligência emocional no trabalho?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre inteligência emocional, vamos ver a lista de melhores livros sobre este assunto? Vem comigo!
1- Inteligência Emocional – Daniel Goleman
O livro escrito por Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico, é quase como uma bíblia sobre esse assunto. Por isso, seu livro “Inteligência Emocional” (Editora Objetiva, 384 páginas) é um sucesso de vendas, um verdadeiro best-seller.
Nessa obra, o autor explica que o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa depende diretamente do seu nível de inteligência emocional.
Afinal, esse tipo de inteligência influencia na consciência que temos de nós mesmos, na forma como percebemos as nossas emoções e as emoções das pessoas ao nosso redor.
Além de discutir esses e outros aspectos relacionados a inteligência emocional, o autor também compartilha algumas dicas para ajudar o leitor a aliviar o estresse, superar traumas, fazer escolhas mais assertivas e até melhorar sua interação social.
2- Trabalhando com a Inteligência Emocional – Daniel Goleman
Minha segunda indicação é outro livro de Daniel Goleman. Porém, dessa vez, estamos falando de uma obra cujo conteúdo é muito mais focado no trabalho.
Por isso, em “Trabalhando Com a Inteligência Emocional” (Editora Objetiva, 497 páginas), o objetivo do autor é ajudar o leitor a se crescer profissionalmente a partir do desenvolvimento de habilidades emocionais.
Para isso, ele explica a importância das chamadas soft skills nessa jornada e ainda compartilha algumas dicas para ajudar o leitor nesse processo de desenvolvimento.
3- Agilidade emocional – Susan David
“Agilidade emocional” (Editora Cultrix, 296 páginas) é outro livro que merece entrar na sua lista de estudos sobre o assunto. A obra foi escrita pela psicóloga Susan David, que tem mais de 20 anos de experiencia ajudando pacientes a gerenciar suas emoções.
Neste livro, ela explica por que ter agilidade emocional é fundamental para “vencer na vida” em todos os aspectos – pessoais ou profissionais.
Segundo a autora, a inteligência emocional, consciência social e a forma como você lida com tudo isso é determinante para se sentir feliz e realizado. E isso faz toda a diferença no seu trabalho.
4- Inteligência emocional 2.0 – Travis Bradberry e Jean Greaves
Está procurando um livro mais prático? Então, você precisa dar uma chance para esta obra. Em “Inteligência Emocional 2.0” (Editora Alta Books, 240 páginas), os autores Travis Bradberry e Jean Greaves explicam de forma bem didática como esse tipo de inteligência impacta sua vida pessoal e profissional.
Além disso, eles compartilham tarefas práticas para ajudar o leitor a aperfeiçoar sua inteligência emocional e alcançar seus objetivos.
5- A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown
Sou suspeita para falar sobre Brené Brown, porque admiro demais essa mulher. Meu primeiro contato com o trabalho da autora foi através da sua famosa palestra no TedTalks – que já tem mais de 60 milhões de views.
Depois disso, a professora e pesquisadora escreveu o livro a “A Coragem de Ser Imperfeito” (Editora Sextante, 208 páginas) que, embora não seja focado em inteligência emociona, ajuda o leitor a entender o conceito de vulnerabilidade e explica que o primeiro passo para aprender seu valor é enfrentar incertezas e riscos emocionais.
E todos esses “enfrentamentos” devem ser pautados pela convicção de que todos somos imperfeitos e que isso não é motivo para nos fazer desistir de lutar pelas nossas metas e sonhos de vida – inclusive na área profissional.
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