Acho que ninguém tem dúvida de que 2020 foi um ano bem atribulado (para dizer o mínimo). E assim como muitos outros, para lidar como tudo o que aconteceu, eu também me refugiei nas leituras. Aproveitei demais esse período de isolamento para ler e livros incríveis, mergulhando em histórias que ajudaram a esquecer um pouco da realidade. Por isso, para mim foi um desafio escolher as melhores leituras de 2020.
Minha meta de início de ano era ler muitos clássicos e descobrir a história por trás de livros que fazem tanto sucesso no Brasil e no Mundo. Essa meta continua valendo para 2021, até porque não li nem a metade da metade dos livros clássicos que são muito recomendados. Mas acredito que consegui começar bem esse projeto através das leituras que realizei em 2020.
Como sou uma pessoa bem indecisa, especialmente quando se trata de indicar livros (porque amo muitos), resolvi me fazer as seguintes perguntas para escolher as melhores leituras de 2020.
- Sobre quais livros eu mais comento?
- Quais livros eu sempre indico?
- Sabe aqueles livros que a gente nunca mais esquece? Existe algum livro que se encaixa nesta categoria?
- Quais deles me fez mudar de ideia sobre algo ou mudar algum aspecto da minha vida?
Os livros citados nas respostas para esses questionamentos estão na lista abaixo.
A morte de Ivan Ilitch, Leon Tolstói
A morte de Ivan Ilitch foi a primeira obra de Tolstói que eu li. Depois dessa leitura, finalmente entendi porque essa obra é tão famosa. Por isso, posso dizer com tranquilidade que esse é um dos melhores livros que eu já li na vida. Para mim, é impossível terminar essa leitura sem se perguntar o que você está fazendo com a sua vida.
Para você ter uma ideia, até compartilhei 6 lições que aprendi com esse livro. Vale muito a pena a leitura! Se você quiser, pode conferir minha resenha completa dessa obra também.
Crime e Castigo, Fiódor Dostoiésvki
Um livraço que te lembra como o ser humano é complexo e contraditório. Crime e Castigo não foi o meu primeiro livro de Dostoiévski, mas foi uma das leituras mais desafiadoras e impactantes que tive este ano.
Até hoje, não consegui desenvolver mais o texto da resenha desse livro, porque sinto que há tanto para se abordar e tantos textos com os quais relacionar, que acabo ficando paralisada. Por enquanto, compartilhei apenas as minhas citações favoritas. Tenho certeza de que todo mundo deveria ler este livro.
O alienista, Machado de Assis
Machado de Assis não poderia ficar fora dessa lista de melhores livros de 2021. Por isso, adicionei o livro mais engraçado dessa seleção – O Alienista. Um livro que vai te fazer rir, pensar sobre o que é a loucura e refletir que não dá para tomar decisões somente utilizando os critérios exatos da ciência.
E o melhor de tudo, como conto na resenha dessa obra, você pode ler esse livro em dia, se quiser, já que ele menos de 100 páginas. Recomendo demais essa leitura!
A metamorfose, Franz Kafka
Em 2020, finalmente li um dos livros mais aclamados da literatura mundial. Agora entendo porque A metamorfose é tão importante. A forma como Gregor Samsa lida com sua metamorfose e o modo como sua família reage a ele é muito marcante. Difícil de esquecer.
Também recomendo demais essa leitura! Se você quiser mais detalhes sobre esta obra, veja esta resenha aqui.
Macbeth, Shakespeare
Quase ia esquecendo das obras de Shakespeare que li no ano passado. Mas felizmente lembrei a tempo de publicar esta lista completa. Não tem como não adicionar uma obra desse autor na lista de melhores livros de 2020. Por isso, escolhi Macbeth para indicar por aqui.
Essa é aquela peça que te lembra que é preciso ter cuidado com nossa ambição, com aquilo que nos influencia e com o tipo de pessoa que mantemos ao nosso lado. Você pode conferir algumas das minhas citações preferidas de Macbeth aqui no blog. Recomendo muito esta leitura!
O Mestre e Margarida, Mikhail Bulgákov
O Mestre e Margarida foi o livro que eu comecei meio perdida, depois fiquei assustada e depois fiquei encantada.
Isso tudo porque essa obra faz várias referências a outras obras de literatura e da música. Além disso, esse livro é uma sátira do governo stalinista, acrescida de uma narrativa perturbadora. Com certeza é um livro inesquecível! Me fez sair da zona de conforto de muitas formas.
Mas, como contei na resenha dessa leitura, essa é a história mais doida que eu já li! Tenha isso em mente antes de adquirir seu exemplar. Falo isso, porque sei que nem todo mundo pode gostar…