Se você está tentando escolher sua nova leitura, mas não pretende investir em livros mais longos ou em calhamaços agora, então precisa conhecer esta pequena lista de livros para ler em um dia.
Preciso confessar que esta seleção não contém todas as obras que se encaixam nessa categoria. Mesmo assim, resolvi compartilhar os livros que eu li, que são super interessantes e que podem ser facilmente lidos em pouco tempo.
Sinceramente, espero que esta seleção te ajude a escolher sua próxima leitura.
O Alienista, Machado de Assis
Resolvi começar por um dos livros mais engraçados que li no último ano. O Alienista virou um dos meus livros preferidos de Machado de Assis. A obra conta a história do Doutor Simão Bacamarte, o alienista, ou seja, um psiquiatra, que toma todas as decisões da sua vida com base em critérios lógicos e científicos.
Obviamente, isso não poderia dar certo. E para piorar a situação, ele resolve aplicar seu conhecimento tratando da saúde mental da população da pequena cidade de Itaguaí, Rio de Janeiro.
O resultado dessa intervenção gera conversas e situações muito engraçadas. A melhor parte é que tudo isso é exposto num livro com apenas 81 páginas. Por isso, tanta gente recomenda essa obra em suas listas de livros para ler em um dia.
Não vou contar tudo entendi sobre essa história por aqui, mas a resenha completa desse texto já está disponível no blog.
A Metamorfose, Franz Kafka
Outra obra que sempre é mencionada em listas de livros para ler em um dia é simplesmente uma das leituras mais intrigantes que eu li no último ano.
Estou falando do clássico A Metamorfose, do Kafka, que conta a história de como Gregor Samsa, um caixeiro viajante, se transformou num inseto gigante do dia para noite e, mais importante, como isso afetou a sua vida e a vida de seus familiares, é inesquecível.
Depois de ter lido esse livro, finalmente entendi porque ele é uma das obras consideradas quase de leitura obrigatória para os amantes da literatura. Para mim, o impacto dessa leitura foi tão grande que, na época, logo após terminar esse livro, comecei Carta ao Pai, outro livro do Kafka.
Assim como o livro anterior, esse daqui também possui poucas páginas – cerca de 100 folhas a depender da edição. Mas acredite, você não vai querer para ler. Se quiser mais detalhes sobre essa história, já compartilhei a resenha completa dessa obra por aqui.
A Revolução dos Bichos, George Orwell
Quem gosta de distopia não pode deixar de ler o incrível, e perturbador, A Revolução dos Bichos, do genial George Orwell. Não consigo colocar em palavras tudo de ruim e todo o medo que essa leitura despertou em mim.
Sei que parece paradoxal indicar um livro que desperta sensações ruins, mas essa história é tão atual e emblemática, que é impossível, para os amantes da leitura, viver uma vida inteira sem se expor a essa narrativa.
Afinal, mesmo sendo uma história baseada em críticas ao regime stalinista, a descrição do funcionamento de um regime totalitário e do culto a personalidade é presente em toda obra. E tudo isso é muito bem explicado através de uma fábula que, infelizmente, ainda é bem atual.
Por isso, sinceramente, se você nunca leu esse livro está perdendo a oportunidade de conhecer uma das obras mais importantes do século XX.
A morte de Ivan Ilitch, Leon Tolstói
Esse livro mudou a minha vida! Melhor do que muito livro de autoajuda, essa novela de Tolstói te lembra da brevidade da vida e da importância de não agir apenas para fazer o que a sociedade espera que você faça.
Para falar a verdade, como expliquei neste artigo, esses são apenas alguns dos ensinamentos que podem ser absorvidos a partir dessa novela. E você pode aprender tudo isso através de uma história de cerca de 100 páginas. Por isso, eu te peço: leia esse livro!
O Nariz, Nikolai Gógol
Se você procura uma leitura divertida, engraçada e envolvente, então precisa ler esse conto do Nikolai Gógol.
Com apenas 160 páginas, essa obra tem uma história completamente diferente de tudo que você já leu e que, em certa medida, lembra um pouco da fantasia presente na obra de Kafka, mas de uma forma mais humorada.
Vale lembrar que Gógol é um dos autores mais famosos da literatura russa e que inspirou vários autores famosos, como o próprio Tolstói e Dostoiévski, que vieram depois dele. Ou seja, se você gosta de literatura russa, precisa conhecer esse clássico.
O velho e o mar, Ernest Hemingway
Uma das obras mais famosas do Hemingway pode ser lida tranquilamente durante uma tarde. Com apenas 126 páginas, você vai conhecer a história do velho Santiago, o pescador solitário que enfrenta o mar não só para pescar, mas principalmente para vencer a fome, o fracasso e os próprios fantasmas.
Certamente essa história cheia de metáforas e ensinamentos irá te ensinar o valor da resiliência, da coragem, da persistência e resiliência. Embora às vezes pareça uma história um pouco parada, sua mensagem está nos detalhes para quem, assim como Santiago, tem paciência para enxergar e entender essa aventura.
Um conto de Natal, Charles Dickens
Esse é simplesmente um dos livros mais icônicos e representativos do Natal. Aliás, muitos dizem que essa obra foi a responsável por moldar a festa natalina tal qual conhecemos hoje.
A história conta do velho e rico Scrooge, que recebe a visita os fantasmas dos natais do passado, do presente e do futuro. Através dessa viagem do tempo, o protagonista aprende a importância de ser generoso e grato, ou seja, bem diferente do que ele era. Acredito que esse é um excelente livro para ler no fim do ano.
O sonho de uma noite de verão, William Shakespeare
Se você nunca leu nenhuma obra de Shakespeare e está procurando um livro leve e divertido, então precisa ler O sonho de uma noite de verão. Essa obra clássica, além de ser engraçada, é cheio de ensinamentos sobre o que não fazer e dos perigos que um feitiço de amor poderia causar nos casais apaixonados.
Um misto de magia, fantasia, ficção e alegria, além de uma boa dose sobre os bastidores dos teatros, transformam essa narrativa em uma daquelas histórias que todo mundo deveria ler.
Macbeth, William Shakespeare
Eu sei que já sugeri um livro do Shakespeare aqui, mas você precisa ler esse livro! Um dos meus dramas preferidos do autor inglês, essa obra nos lembra que o preço da ambição, da ganância desmedida e de uma vida sem valores, pode ser muito caro.
A transformação do guerreiro Macbeth, com incentivo de três bruxas traiçoeiras e de sua esposa, Lady Macbeth, em um homem sem freios, sem princípios e sem discernimentos, é triste de acompanhar.
Mesmo assim, o texto nos faz pensar naquela pergunta famosa: vale tudo por poder e dinheiro? E a resposta que essa história nos mostra é: não, não vale.
Assassinato no Expresso do Oriente, Agatha Christie
É claro que a rainha do crime não poderia ficar fora dessa lista, né? Apesar de ter 240 páginas, acredite em mim, a história é tão boa e tão envolvente, que você não vai querer largar esse livro!
Afinal, todo mundo quer saber como o detetive Poirot vai solucionar um assassinato bem estranho que aconteceu dentro do trem Expresso do Oriente.
Com tantas suspeitas e reviravoltas, o romance policial faz com que você tente adivinhar o tempo todo quem é o verdadeiro assassino. E olha que eu nem sou muito fã de romances policiais e histórias de mistério, mas esse aqui merece a recomendação.
Um comentário sobre “10 livros incríveis para ler em um dia”