Resenha: A princesinha, Frances Hodgson Burnett

ESSE É O TIPO DE LEITURA PARA AQUECER O CORAÇÃO! Quando fiquei sabendo sobre a publicação dessa nova edição linda de “A Princesinha”, corri para garantir o meu exemplar.

Esse livro foi publicado em 1905 e considerado mais um clássico da literatura infanto-juvenil. Sua história é tão linda e delicada que chegou a ser adaptada para o cinema em 1939 (tem até o filme completo no Youtube) e 1995.

E tudo isso só despertou a minha curiosidade para a leitura!

Por ser um livro antigo e famoso, existem várias edições dessa obra publicadas em português. Porém, decidi adquirir uma edição especial, porque AMO livros com edições maravilhosas!

Por isso, participei do financiamento coletivo do livro idealizado pela Editora Wish no primeiro semestre do ano passado. Recebi o livro no fim de 2021 e pouco tempo depois, comecei a ler.

Até fiz um vídeo mostrando os recebidos!

@projetooverflow

Minha primeira experiência com o financiamento coletivo da Editora Wish!!! Amei demais!!!#booktokbrasil #editorawish #financiamentocoletivo

♬ som original – projetooverflow

Se você também é novato no mundo do financiamento coletivo, saiba que esses prazos longos de entrega são normais, tá? Depois explico o motivo.

Mas voltando ao livro em si…

Minhas expectativas para ler “A Princesinha” só aumentaram depois que eu fiz a leitura do clássico “O jardim secreto”, da mesma autora. Li o e-book em julho e simplesmente me apaixonei pelo enredo e pela escrita de Burnett.

Por isso, fiquei muito feliz em ver elementos comuns entre as duas histórias.

O que acontece em “A princesinha”? Um breve resumo (sem spoilers)

Resenha do livro "A princesinha"
Foto/reprodução: @projeto.overflow

A história de Mary Lennox, protagonista de “O jardim secreto”, e de Sara Crewe, a personagem principal do romance “A Princesinha” tem vários pontos em comum.

As duas meninas nasceram na Índia, perderam os pais e precisam enfrentar os sofrimentos da vida como órfãs até por volta dos 11 anos de idade. 

Porém, diferentemente da egoísta e mimada Mary Lennox, Sara cresce em contato com todo o amor que seu pai pode oferecer.

Por isso, ela se torna uma menina curiosa, esperta, muito educada e amável, com todas as características de uma verdadeira princesa. 

Como seu pai desejava que sua filha tivesse acesso a melhor educação possível, ele a envia para a Escola Seleta para Meninas da Srta. Minchin, um colégio interno localizado em Londres. 

A princípio, Sara recebe todo o tratamento e atenção dignos de uma menina rica, de uma verdadeira princesa.

Porém, quando a Srta. Minchin descobre que o pai da garota faleceu e que não deixou nenhuma herança para a menina, sua vida muda completamente. 

De princesa, Sara se torna praticamente uma gata borralheira. 

Ela é humilhada, destratada, passa frio e fome, além de ser obrigada a trabalhar como empregada na escola.

Mas apesar de todas essas dificuldades, ela não perde sua essência.

Todos ao seu redor ficam impressionados porque, no fim das contas, ser uma princesa não se trata apenas de dinheiro, e sim de educação, de dignidade e de postura diante dos problemas da vida.

Leia esse livro!

Para mim, a história de “A Princesinha” lembra a importância de não perder a esperança, de ser resiliente e de se manter fiel a quem você é, de manter sua essência mesmo num ambiente cheio de maldade. 

Por isso, se você precisa ler uma história que aqueça o seu coração, que melhore o seu dia e que tenha aquele sabor de infância, recomendo demais essa leitura! ❤

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Aqui, compartilho um pouco desse universo!
Post criado 134

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner