Comecei a ler “O livro dos Baltimore” pouco tempo depois de concluir a leitura de Ninfeias Negras. Como estava em abstinência de histórias de suspense, resolvi dar uma chance a essa do escritor suíço Joël Dicker.
A principio, fiquei meio decepcionada com o livro. Acho que passei boa parte da leitura comparando “O livro dos Baltimore” com “Ninfeias Negras”, livro pelo qual sou apaixonada.
Mas no decorrer da leitura percebi que estava totalmente errada.
As duas histórias de suspenses tratam de assuntos totalmente diferentes. Ambas são encantadoras e levantam reflexões importantes, cada uma a sua maneira.
O que posso te adiantar agora é que a história dos Baltimore lembra o leitor que a grama do vizinho não é tão tão verde quanto parece.
Vou te contar um breve resumo dessa história e você vai entender porque estou falando isso…
O que acontece em “O livro dos Baltimore”?
TODAS AS FAMÍLIAS FELIZES SE PARECEM, CADA FAMÍLIA INFELIZ É INFELIZ A SUA MANEIRA.
Anna Kariênina, Liev Tolstói
Eu sei que essa frase é de Tolstói, mas acredito que ela tem tudo a ver com a história desse livro. 📚
Em “O Livro dos Baltimore”, conhecemos a história do famoso escritor Marcus Goldman. Aliás, dizer que o livro só conta a história de dele seria injusto.
Na verdade, através de flashbacks intercalados com os acontecimentos atuais da vida de Marcus, descobrimos não só sua história de vida, mas também da ascenção e queda da família Baltimore.
Durante a infância e adolescência, Marcus passou os melhores momentos da sua vida ao lado dos seus primos e tios.
Pessoas ricas, interessantes e cheias de talento que formavam os chamados Goldman-de-Baltimore.
A princípio, tudo parece um conto de fadas. Porém, com o passar dos anos, Marcus descobre que aquele castelo aparentemente encantado não era tão bonito quanto parecia.
Numa trama que mistura romance, suspense e crimes, o leitor descobre os acontecimentos que culminaram no chamado Grande Drama, quando o castelo finalmente ruiu – e de maneira bem trágica. 🗣
Apesar disso, os sobreviventes precisam superar o passado e dar uma nova chance à vida.
Leia esse livro!
Diante de um drama familiar tão envolvente e bem construído, é impossível não ficar hipnotizado com essa leitura. 🌟
Em alguns momentos, achei a leitura um pouco tediosa. Porém, à medida que eu ia entendendo o que estava acontecendo, que as peças iam se encaixando, não conseguia abandonar a leitura!
O processo de amadurecimento de Marcus, a queda das máscaras e o desmoronamento das suas ilusões e das mentiras de família são impressionantes.
E tudo é exposto num texto muito envolvente, perfeito para quem gosta de suspense e se interessa por histórias que nos fazem questionar o comportamento humano.
Por conta de todos esses motivos, recomendo demais a leitura desse livro!💥💥💥💥