Resenha: Sonho de uma noite de verão, William Shakespeare

Depois de ficar absolutamente encantada com as histórias de Macbeth e Hamlet, decidi que precisava investir na leitura das outras peças do incrível William Shakespeare. E para sair um pouco das suas famosas tragédias, resolvi me aventurar em um das suas comédias mais famosas: Sonho de uma noite de verão.

Acredito que, assim como eu, pelo menos uma vez na vida você já tenha ouvido falar nesse clássico. Para falar a verdade, me lembro de ter visto o livro ainda no Ensino Fundamental (faz tempo, hein?), mas não havia lido na época.

Só me interessei mesmo por essa peça após descobrir a existência desse vídeo. Ele foi gravado logo após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Enfurecido com as perguntas da (incrível) jornalista Sônia Bridi, o ex-presidente praticamente deu um chilique e declarou:

“E essa vinculação que querem fazer em relação a ele, de máfia italiana, é outra fantasia, é um devaneio, é um sonho de uma noite de verão.”

Depois de conhecer a existência dessa declaração é que nasceu em mim a curiosidade: mas por que será que Collor citou esse livro? O que tem de especial em Sonho de uma Noite de Verão?

Motivada pelo interesse em entender essa citação, me joguei nessa leitura e vim compartilhar aqui o que esse livro tem de especial.

Um pequeno resumo de “Sonho de uma noite de verão”

Hérmia e Lisandro. John Simmons, 1870. Foto: Reprodução/ Wikipédia.

“Sonho de uma noite de verão” conta a história de uma grande confusão amorosa, através da mistura da realidade e da fantasia. E tudo isso de um toque cômico, que deixa tudo mais leve e interessante.

A confusão amorosa já é apresentada logo no início. Hérmia ama Lisandro, mas seu pai quer que ela case com Demétrio, por sua vez, é a grande paixão de Helena.

Diante dessa confusão amorosa, o pai de Hérmia, Egeu, pede ao Duque Teseu para interceder a seu favor. Então, o Duque estabelece um prazo para que Hérmia faça uma escolha:

Ou ela se casa com Demétrio, como manda seu pai, ou morre ou se torna uma espécie de freira.

Desesperados, Hérmia e Lisandro decidem fugir e combinam de se encontrar na floresta. Durante a fuga, eles são seguidos por Demétrio, que fica sabendo da fuga através de Helena que, por sua vez, revela o segredo do casal na tentativa de provar seu amor para Demétrio.

Veja só que confusão… E esse é apenas o início da confusão.

Enquanto isso, na floresta, que é encantada e povoada por elfos, fadas e duendes, Oberon, o Rei dos Doentes, está empenhado em executar um plano para enganar Titânia, a Rainha das Fadas.

Tudo isso porque Oberon queria que um menino, que estava sob proteção de Titânia, fosse seu pajem. Porém, Titânia se recusou a atender o desejo do marido.

Dito isso, advinha só o que Oberon fez? Ele chamou o elfo Puck e ordenou que ele utilizasse o sumo da flor amor-perfeito para pregar uma peça na esposa.

O sumo dessa flor deveria ser pingado nos olhos da rainha adormecida. Quando ela acordasse, deveria se apaixonar perdidamente pela primeira pessoa que visse.

E é através de Puck que as histórias dos rei e da rainha das fadas e dos casais apaixonados se cruzam.

Oberon acaba testemunhando a entrada de Demétrio e de Helena na floresta. Com pena da moça, ele ordena que Puck também enfeitice o rapaz, para que ele se apaixone por Helena.

Só que Puck faz uma grande lambança e nada sai como o planejado. A Rainha das Fadas, que deveria se apaixonar loucamente por Oberon, acaba morrendo de amores por um homem com cara de burro.

Além disso, confuso com as ordens que recebeu, Puck acaba se confundindo e enfeitiça Lisandro no lugar de Demétrio.

Logo em seguida, ele percebe que errou e enfeitiça Demétrio, de modo que ambos se apaixonam loucamente por Helena, que acredita que tudo não passa de uma pegadinha de mal gosto.

E agora vamos de SPOILER!

Depois de tantos feitiços, as confusões envolvendo os apaixonados seguem noite a dentro. Contudo, no fim, (quase) todos os feitiços são desfeitos por Oberon e os envolvidos acordam na floresta logo pela amanhã.

O mais estranho é que eles não sabem como chegaram até ali ou que aconteceu durante a noite. Tudo o que eles se lembram não passam de um sonho…

Essa foi a edição que eu li e que está disponível na Amazon.

O que é um sonho de uma noite de verão?

Por isso, quando alguém se referir a uma situação como apenas um “sonho de uma noite de verão”, como fez o Collor, ele está se referindo a uma situação irreal, fantasiosa, que nada tem a ver com a realidade.

Entende o que essa expressão quer dizer agora?

Vídeos complementares

Se eu fosse escrever tudo que é abordado nesse clássico, esse artigo ficaria gigante! Por isso, resolvi compartilhar alguns vídeos bem interessantes de booktubers que também resenharam essa obra.

Minha primeira dica é o vídeo da Tatiane Feltrin, que tem quase 30 minutos de explicação e SPOILERS.

https://www.youtube.com/watch?v=XZOC3P6q6sk

Essa resenha da Aline Aimee também é ótima. Vale a pena assistir!

Por fim, também indico que você assista esse vídeo curto do TED-Ex com uma análise bem interessante da obra. Apesar da narração ser em inglês, você pode ativar as legendas em português (Brasil).

Leia esse livro!

Um livro que consegue retratar com leveza e graça o sofrimento em torno dos relacionamentos amorosos nunca vai sair da moda.

Apesar de todas as mudanças que separam nossa época com o momento que essa peça foi lançada, lá em meados de 1500, amores não correspondidos, trângulos amorosos e outros problemas de relacionamento continuam existindo.

E acredito que é por isso que Sonho de uma noite de verão nunca deixará de ser lembrado.

E se você tem curiosidade de ler algum livro de Shakespeare, mas tem medo de não entender a história em função da linguagem e pelo fato de ser um clássico, recomendo que comece por esse aqui.

Acredito que você vai gostar 🙂

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Aqui, compartilho um pouco desse universo!
Post criado 134

6 comentários em “Resenha: Sonho de uma noite de verão, William Shakespeare

  1. Olá! Adorei sua publicação e ja que você gostou demais do livro, queria te indicar uma peça que é uma adaptação INCRIVEL da história, o nome é o mesmo mas é da companhia Celeiro das Antas, aqui de brasilia. Tem no youtube. São 4 atores que interpretam todos os 22 personagem de maneira magnifica e dão vida a essa comédia de maneira formidável. Vale a pena assitir.

    1. Oi Maia! Muito obrigada! Achei que ninguém veria essa resenha rsrs. Fico feliz que tenha gostado! E muito obrigada pela recomendação! Nunca assisti nada relacionado à essa história, então vai ser legal ver essa peça 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner